Programas de Inovação Corporativa

A presente Transformação Digital das organizações vai além da aquisição e desenvolvimento de novas tecnologias, apresentando-se como o processo de reconfiguração das empresas para se adequar ao perfil líquido, dinâmico e acelerado do mundo contemporâneo, e à emergência das transformações tecnológicas. 

 

Trata-se, pois, de um processo de mudança organizacional potencializado pelo uso e impactos das tecnologias digitais, e que está conectado às diversas dimensões de um negócio:

 

  • Estratégias

  • Cultura Organizacional

  • Modelo de Negócio

  • Produtos, Serviços e Soluções

  • Processos

    • Principais (Core)

    • Secundários ou de Suporte

  • Tecnologias para gestão, desenvolvimento e produção (hardware; software)

  • Interações com parceiros, fornecedores, clientes e demais stakeholders

Na iconee, desenvolvemos Programas de Inovação Corporativa customizados para o desenvolvimento das organizações. Nossas principais linhas de atuação são:

 

1. OPEN INNOVATION (Inovação Aberta)

Inovação Aberta é um processo de inovação distribuído, baseado no fluxo e intercâmbio de conhecimentos, projetos e ações para além das fronteiras organizacionais. Aliás, este é um elemento central no paradigma da Open Innovation: as fronteiras entre uma empresa e seu ambiente tornaram-se mais permeáveis nas últimas décadas, possibilitando que o desenvolvimento de inovações não seja mais uma exclusividade de um departamento de P&D, e nem tampouco restrito à própria empresa em si (modelo de closed innovation). 

Atualmente, as organizações se conectam a clientes, fornecedores, parceiros e até mesmo concorrentes, para conceber, estruturar e executar iniciativas de inovação que podem gerar novos produtos, serviços, processos, estratégias e modelos de negócio. Mais além, as iniciativas de Inovação Aberta têm o poder de conectar uma determinada organização com o ecossistema de inovação que a rodeia, e com a qual ela pode/deve estar conectada.

 

Na iconee, desenvolvemos iniciativas de Inovação Aberta (Open Innovation),

com foco principal em:

  • Startup Hunting

  • Aceleração Corporativa

  • Hackathons

  • Desenvolvimento de Hub de Inovação

  • Business Meetups

2. PROGRAMAS DE INTRAEMPREENDEDORISMO

A Inside Innovation (Closed Innovation ou Inovação Fechada) é um processo de inovação conduzido pela própria empresa, a partir de seus recursos tecnológicos, materiais e estruturais e, sobretudo, a partir de seu Capital Intelectual e força de trabalho.

As iniciativas de Inside/Closed innovation são essenciais para o desenvolvimento de inovações em Processos (na gestão e na operação) e em Produtos / Serviços. Mais além, o investimento na inovação dentro de casa mobiliza positivamente o desenvolvimento de times e indivíduos, sobretudo quando há reconhecimento e recompensa adequados à participação e resultados gerados.

As iniciativas de Inside/Closed Innovation também contribuem para o estabelecimento e reforço de uma Cultura de Inovação, com reflexos positivos no clima organizacional e nos resultados de negócio.

 

Na iconee, trabalhamos a Inside Innovation por meio de Programas de Intraempreendedorismo: uma iniciativa estruturada para conectar talentos internos e equipes multiáreas aos principais desafios vivenciados pelas organizações. Trata-se, pois, de um Programa Interno de Inovação e Aceleração de Soluções, que pode estar ligado ao desenvolvimento de processos, produtos/serviços, negócios e muito mais.
 

Quer saber mais? Fale conosco!  :-)

3. PROGRAMAS DE TRANSFORMAÇÃO CULTURAL

O maior desafio da Transformação Digital é de natureza cultural: mudança de crenças e paradigmas, de normas, regras e tabus, de comportamentos.  Neste sentido, cabe às Lideranças organizacionais se lançarem a um processo legítimo de mudança, caminhando em direção ao compartilhamento de poder, ao estabelecimento de uma cultura colaborativa, de confiança, autonomia e responsabilidade.

Diante do cenário pós-digital em que vivemos, é necessário às organizações um real movimento de desapego dos fundamentos de uma gestão que está deslocada do mundo: a tradicional gestão focada no comando e controle, na estrutura organizacional piramidal, pouco flexível e repleta de castas, silos e desconfiança; a tradicional gestão de apenas valorizar as semelhanças e perpetuar o que é homogêneo; a tradicional gestão das decisões subjetivas e arbitrárias; a tradicional gestão dos ativos tangíveis e próprios; a tradicional gestão da intolerância à experimentação e aversão ao erro; a tradicional gestão do incentivo à competição interna.


Em contrapartida, torna-se urgente às organizações caminhar em direção à cultura do compartilhamento do poder, da estrutura horizontal e flexível; à cultura da confiança e da liberdade; à cultura da diversidade de visões e manifestações de valores, crenças e sentimentos; à cultura do propósito transformador; à cultura das análises e decisões baseadas em dados; à cultura dos modelos de negócios de plataforma; à cultura do incentivo à experimentação rápida, do suporte a erros honestos e da celebração do aprendizado; à cultura da inovação como hábito; à cultura da colaboração e da coopetição.

 

Na iconee, oferecemos suporte especializado para a Transformação Cultural das organizações, conectando Cultura a Estratégia, Processos e Desenvolvimento de Pessoas. Vamos conversar?   ;-)

4. ROADMAP DIGITAL

A Transformação Digital requer Metodologia: um framework de trabalho adequado à realidade de cada empresa. Não há, porém, um passo-a-passo genérico, que pode ser aplicado com sucesso em qualquer organização.  O caminho da transformação exige uma leitura precisa do cenário de negócios da empresa, para que se saiba onde se está, onde se quer e se precisa chegar, e qual o caminho para se fazer isso, estabelecendo prioridades e um roteiro claro.

 

Por meio de nossa parceira OVERDUB, damos suporte para o desenvolvimento do ROADMAP DIGITAL da sua organização: 

Vamos conversar?   ;-)

 


 

contato@iconee.com.br | (31) 99768-0376